Manta Térmica no Telhado - Isolamento Térmico

Hoje vim falar sobre a Manta Térmica no Telhado.
Como já íamos refazer o telhado inteiro da Casa 150 decidimos colocar a Manta Térmica.


O QUE É MANTA TÉRMICA PARA TELHADO?

A Manta Térmica ou Manta de Subcobertura é um produto utilizado em telhados/ coberturas, para dar maior conforto térmico, tanto no verão, como no inverno.
Ela é feita de alumínio que é eficiente no isolamento térmico.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MANTA TÉRMICA PARA TELHADO?

A principal vantagem da manta térmica é proteger a casa do calor ou do frio.
No verão a manta impede que as irradiações de calor cheguem ao ambiente, ela pode reduzir até 12ºC.
Já no inverno deixa a temperatura mais agradável, porque impede que o calor produzido no ambiente escape tão fácil.
Outro benefício que nós levamos bastante em consideração, é que a manta aumenta a impermeabilidade, impedindo infiltrações e goteiras, que podem acontecer com os ventos, chuva ou decorrente de pouca inclinação do telhado. 
Uma questão muito importante e que pensamos muito na obra é em relação a economia e menor gasto de energia pois com o clima mais estável iremos reduzir o uso do ar condicionado, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Existem no mercado, alguns tipos de de manta que também possuem isolamento acústico, que ajudam a reduzir o barulho produzido pelo vento e pela chuva.


COMO É FEITA A INSTALAÇÃO DA MANTA TÉRMICA NO TELHADO?

A instalação é consideravelmente fácil, o próprio pedreiro pode realizar.
A manta deve ser posicionada entre os caibros e as ripas
Após a colocação de todos os caibros, a manta é estendida no sentido transversal aos caibros– começando do beiral em direção à cumeeira (de baixo para cima). As mantas devem ficar sobrepostas 10cm e, para garantir a estanqueidade do sistema, pode-se utilizar uma fita adesiva aluminizada nas áreas sobrepostas. 
Sua fixação ocorre por pregos ou grampos.


próximo passo é a colocação das ripas ou você ainda poderá optar por instalar contra-caibros com 1 ou 2cm de espessura (pregados no mesmo sentido dos caibros) e depois as ripas. 
Esta 2ª opção possibilita uma melhor fixação da manta e cria um espaçamento maior entre ela e as telhas, facilitando a circulação do ar – fundamental para que a manta atinja sua plena eficiência. O lado refletivo (com alumínio) nunca deve ser instalado grudado no forro ou no telhado.
Por último, será feita a colocação das telhas, encaixando-as nas ripas.(Fonte)


Deve-se ter a precaução com equipamento de segurança, os pedreiros que estão trabalhando na nossa reforma usaram óculos escuros, pois a manta reflete bastante e incomoda a visão.



ONDE COMPRAR MANTA TÉRMICA?

A manta pode ser comprada em Lojas de materiais de construção e lojas que vendem telhas geralmente vendem manta também.

Como já comentei com vocês, nossa casa é antiga (acompanhe o passo a passo da nossa reforma AQUI)  e o forro era de madeira, então optamos em retirar o forro e colocar o gesso.
A manta térmica vai nos ajudar bastante nessa parte, pois garante que não ocorram goteiras, que podem prejudicar o gesso.

Assim que tudo estiver pronto venho aqui contar minha experiência para vocês.


Acompanhe o blog nas redes e fique por dentro das novidades:


Facebook  ♥ Instagram ♥ Youtube ♥ Pinterest

Share:

0 comentários